Bioagro sedia seminário sobre tecnologia supercrítica na agropecuária

Nesta sexta-feira, 5 de abril, às 14h, o Bioagro/UFV sedia o seminário “Aplicação da Tecnologia Supercrítica em Biotecnologia Aplicada à Agropecuária” – uma oportunidade única para coordenadores e pesquisadores vinculados aos laboratórios do instituto, visto o potencial do tema para impulsionar a inovação no setor da agropecuária. O palestrante será o professor Moysés Naves de Moraes, cuja trajetória acadêmica e experiência em pesquisa com extração de compostos bioativos utilizando fluidos supercríticos promete enriquecer o debate e inspirar novas abordagens sustentáveis na agroindústria.

Tecnologia supercrítica: o que você precisa saber

Imagine um fluido que combina a propriedade de dois estados diferentes: gasoso e líquido. Ele possui, ao mesmo tempo, baixa viscosidade e altas densidade e capacidade de difusão, o que o torna ideal para uma série de aplicações. Em entrevista ao Bioagro, como preparação para a palestra, Moysés Naves de Moraes compartilhou sua visão sobre a aplicação dessa tecnologia supercrítica na agropecuária, frisando a extração eficiente de compostos bioativos. Óleos essenciais, antioxidantes e vitaminas podem ser obtidos seletivamente a partir de resíduos agrícolas; o que antes era considerado descartável agora é um tesouro escondido, pronto para agregar valor.

“A extração com CO2 supercrítico é uma técnica limpa e eficiente. Ela nos permite extrair e separar ingredientes ativos farmacêuticos, nutracêuticos e outros compostos bioativos sem o uso de solventes tóxicos”, explica Moraes. “O extrato resultante não possui resíduo de solvente, melhorando sua qualidade e sendo mais amigável ao meio ambiente.”

Além disso, a tecnologia supercrítica é amigável ao meio ambiente – ela evita o uso de solves orgânicos tóxicos e minimiza a geração de resíduos. Com isso, a qualidade dos produtos finais aumenta, tanto em qualidade nutricional quanto sensorial dos alimentos, preservando melhor os componentes ativos em comparação com métodos de extração convencionais.

“Estamos à beira de uma revolução verde”

Moraes é enfático: “Estamos à beira de uma revolução verde, onde a tecnologia e a sustentabilidade se encontram para criar um futuro mais saudável e sustentável para todos. O seminário é uma oportunidade única para explorar como essas inovações podem transformar a biotecnologia e a agropecuária, trazendo benefícios significativos para o meio ambiente, a economia e a nossa saúde. Juntos, podemos pavimentar o caminho para um futuro mais verde e próspero.”