Histórico

O Bioagro, surgiu como Núcleo de Biotecnologia Aplicado à Agropecuária e foi criado em 1988 em decorrência de uma ação ousada de diversos pesquisadores/professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Estes pesquisadores aceitaram o desafio de inserir a Universidade no mundo da biotecnologia devido à tradição no forte desenvolvimento de pesquisas na área as Ciências Agrárias que a UFV já possuía, sendo que ainda existiam inúmeros grupos de pesquisadores que trabalhavam em diversos projetos biotecnológicos.

O edifício sede do Bioagro foi inaugurado em 1992 e passou a fornecer um ambiente adequado para que os pesquisadores pudessem se associar fisicamente para gerenciar e desenvolver pesquisas na área de biotecnologia do campus universitário e, consequentemente, gerar de um modo mais racional e produtivo, novos conhecimentos, produtos e processos.

O Núcleo, na época, era regido pelo Regulamento aprovado pelo Conselho Universitário constante da Resolução 8/88 de 16 de agosto de 1988. O artigo 1º deste regulamento caracterizava o Núcleo de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária como órgão do Conselho de Pesquisa com função gerenciadora e executiva das pesquisas em biotecnologia na Universidade Federal de Viçosa, de acordo com a filosofia do Programa Estadual de Biotecnologia – BIOMINAS.

No ano de 1998, a UFV decidiu reformular o regulamento do Bioagro, passando para Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária. Seu Regimento integra a Resolução 4/2009 de 27 de março de 2009 do Conselho Universitário. A partir desta data, o Bioagro passou a ser caracterizado como órgão vinculado à Reitoria da UFV, com função gerenciadora e executiva das pesquisas em biotecnologia na Instituição.

Histórico da Diretoria do Bioagro:

• 2019 até a presente data: Prof.ª Denise Mara Soares Bazzolli (Diretora)
  • 2016 – 2019: Prof. Francisco Murilo Zerbini Júnior (Diretor)
  • 2013 – 2015: Prof.ª Maria Catarina Megumi Kasuya (Diretora)
  • 2010 – 2012: Prof. Joaquin Hernán Patarroyo Salcedo (Diretor)
  • 2009: Prof. Arnaldo Chaer Borges (Diretor)
  • 2004 – 2009: Prof.ª Maria Goreti de Almeida (Coordenadora)
  • 2001 – 2003: Prof. Everaldo Gonçalves de Barros (Coord. Científico) e Prof.ª Elza Fernandes de Araújo (Coord. Administrativa)
  • 1988 – 2001: Prof. Maurílio Alves Moreira (Coordenador)