Laboratório de Associações Micorrízicas

O Laboratório de Associações Micorrízicas (LAMIC) realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades de ensino e pesquisas são realizadas por estudantes de graduação de diversos cursos da UFV e pós-graduação do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícolas e outros.

O LAMIC tem infraestrutura onde os estudantes podem desenvolver trabalho de conclusão de curso, monografia, projetos de pesquisa, dissertações e teses dentro de dois grupos de pesquisas: “Associações Biológicas: planta-microrganismo” e “Cogumelos comestíveis: produção e enriquecimento com minerais”. O primeiro grupo está focalizado nos estudos das associações micorrízicas e dos micro-organismos benéficos para o crescimento de plantas e qualidade química e sensorial dos frutos, em especial dos frutos do café. A biologia molecular e o sequenciamento de isolados fúngicos com potencial para produção de biofertilizantes, fermentação e síntese de compostos sensoriais são também investigados nesse grupo de pesquisa. Já os estudos sobre a fisiologia, produção, enriquecimento com minerais bioativos e atividades biológicas dos fungos produtores de cogumelos comestíveis e medicinais são temas de projeto da segunda linha de pesquisa.

O LAMIC se envolve ativamente no apoio ao programa de Iniciativa Científica Bic-Júnior, o qual possibilita que estudantes do Ensino Médio de diversas instituições participem de projetos de pesquisa nos grupos mencionados. Além disso, o LAMIC promove a colaboração entre laboratórios da UFV, empresas privadas, programas de pós-graduação e instituições de ensino e pesquisa. Esse intercâmbio é exemplificado pelos Institutos Federais do Espírito Santo, nos campi de Venda Nova dos Imigrantes e Alegre, locais que também têm sido alvo de estímulo por parte do LAMIC.

Além disso, o LAMIC se empenha no avanço da pesquisa aplicada em Microbiologia, visando à criação de produtos de relevância para a sociedade. Paralelamente, mantém um constante envolvimento em cursos de extensão voltados para a comunidade.

Áreas de pesquisa

Associações Biológicas: planta-microrganismo
Atuação nas áreas de Agronomia, Biologia e Bioquímica, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo. Tem grande envolvimento com orientação de estudantes de Iniciação Científica, mestrado e doutorado. Nessa linha são realizados estudos das interações plantas-micro-organismos para compreensão dos benéficos dos fungos micorrízicos no desenvolvimento das plantas e sustentabilidade ambiental. O entendimento dos processos microbianos para qualidade química e sensorial de café produzidos em diferentes regiões do país é também um tema dessa linha de pesquisa.

Cogumelos comestíveis: produção e enriquecimento com minerais
Atuação nas áreas de Agronomia, Biologia e Bioquímica e Biotecnologia. Tem grande envolvimento com orientação de estudantes de Iniciação Científica, mestrado e doutorado. Nessa linha são realizados estudos sobre cogumelos comestíveis e medicinais que apresenta benéficos nutricionais, imunológicos, psíquicos e fisiológicos para o homem, bem como a produção desses cogumelos utilizando resíduos agroindústrias reduzindo a contaminação ambiental.

Serviços 

• Isolamento de culturas microbianas do solo e tecidos vegetal;
• Cultivo de fungos com aplicação biotecnológica;
• Análise de elementos químicos;
• Microscopia;
• Análises do perfil de comunidade microbianas (DGGE);
• Biologia molecular, sequenciamento de Nova Geração;
• Atividades enzimáticas;
• Determinação do potencial dos microrganismos para fermentação do café e produção de compostos bioativos e sensoriais;
• Biopropoecção, produção e enriquecimento com minerais bioativos de cogumelos comestíveis e medicinais;
• Aproveitamento de resíduos;
• Degradação de compostos poluentes.

Equipamentos

• Criomicrótomo (em manutenção)
• Microscópio de epifluorescência com objetivas de aumento de 4 a 100 vezes acoplado ao um sistema de captura de imagens
• Espectrofotômetro UV-Visível
• Espectrofotômetro de absorção atômica
• Microscópio de óptico invertido com objetivas de aumento de 10 a 40 vezes.
• Cabines de Fluxo
• Centrífugas

Apoio

FAPEMIG
CAPES
CNPq
Sicoob – Sul Serrano – ES
Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel/ES (Coabriel)
Embrapa

Equipe de pesquisadores

(Clique no nome para acessar os respectivos currículos Lattes.)

Marliane Cássia Soares da Silva
Maria Catarina Megumi Kasuya
Betânia Guilhermina Pedrosa
Camila da Costa Silva Paula
Cleidiana Vieira Guimarães
José Maria Rodrigues da Luz
Karen Mirella Souza Menezes
Thaynara Lorenzoni Entringer
Tomás Gomes Reis Veloso

Contato

Telefone: (31) 3612-2458

Localização: Bioagro, sala 313

E-mail: marliane.silva@ufv.br

Homepage: https://posmicrobiologiaagricola.ufv.br/pesquisa/

Instagram: https://instagram.com/lamic.ufv

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados